O que é Madeira de Lei?
Atualizado: 14 de out. de 2020
Atualmente existem vários tipos de madeira sendo legalmente comercializadas para os mais diversos fins. Às vezes fica até difícil escolher qual seria a melhor opção para o seu projeto. Por exemplo, um móvel de madeira de lei pode ser considerado uma joia, não é mesmo? Pois é, hoje o nosso assunto são madeiras. Um material que também pode ser usado em telhados, pisos e outros objetos que traz elegância e valoriza muito o ambiente.
Mas você sabe o que é madeira de lei? Sabe quais são os tipos de madeira de lei do Brasil? Nesse artigo vamos falar um pouco sobre. Então fique aqui com a Flora e descubra tudo o que você precisa saber sobre esses produtos.
O que é Madeira de Lei?
No Brasil, esse termo passou a ser utilizado como sinônimo de madeira boa. Mas afinal, o que é madeira boa? Concordamos que uma madeira pode ser boa para uso da construção civil e não ser ideal para outros fins, certo!?
Madeira de lei é aquela que apresenta maior resistência, qualidade e custo em relação às outras madeiras. Elas possuem uma densidade maior, portanto são mais pesadas, mas em contrapartida, são menos propensas a sofrer os impactos dos ataques de cupins, insetos em geral e umidade. Madeiras que se encaixam nesse padrão, normalmente, possuem cores marcantes desde o bege-amarelado até o vermelho escuro.
A primeira espécie classificada como madeira de lei foi o pau-brasil! Mas esse termo é antigo, e remonta à época do Brasil Imperial, em que a coroa do rei Dom João VI proibiu que os civis extraíssem essas madeiras. Ficou determinado que algumas espécies de árvores só poderiam ser derrubadas para uso exclusivo da coroa. O material era estratégico, pois era a matéria-prima para a construção de navios, residências e móveis.
Nos anos seguintes, madeiras como o jatobá e a peroba também foram incluídas na categoria de madeira de lei.
Hoje, com uma definição mais ampla e completa do que antigamente, espécies como o ipê, o mogno, o cedro e o jacarandá passaram a integrar esse nobre time. Vale também dizer que um dos segredos da durabilidade dessas árvores é que elas produzem em seu cerne substâncias químicas que protegem o tronco do ataque de fungos e insetos.
Temos listado a seguir as principais espécies de madeira de lei:
Você deve estar se perguntando: onde essas madeiras são utilizadas? Bom, para diversos fins, podendo ser na construção civil (portas, janelas, escadas), construção naval, confecção de móveis e instrumentos musicais. De toda forma, esses usos requerem alta qualidade e durabilidade, e por isso são escolhidas tais madeiras.
E você, planeja plantar alguma dessas espécies, ou está estudando a possibilidade? Fale conosco. Podemos te ajudar a realizar um sonho e entrar num mercado incrível!
Gostou do conteúdo? Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais para não perder nenhuma novidade!