Você sabe o que é Sustentabilidade Ambiental?
Sustentabilidade ambiental é o uso dos recursos naturais de forma responsável, para garantir que continuem existindo e possam ser aproveitados pelas próximas gerações.
O que é Sustentabilidade?
Antes de falarmos da Sustentabilidade Ambiental, vamos entender, primeiro, o que é sustentabilidade.
A sustentabilidade é formada por um tripé, formado por três conceitos básicos, com o objetivo de unir pessoas, lucro na gestão empresarial e o planeta. São eles:
Social: Engloba a sociedade e suas condições de vida, como educação, saúde, violência, lazer.
Ambiental: Refere-se aos recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, comunidades ou empresas.
Econômico: Relacionado com a produção, crescimento, distribuição e consumo de bens e serviços. A economia deve considerar a questão social e ambiental.
Para que esse tripé funcione, eles devem estar sempre inter-relacionados de forma abrangente, para assim, atender ao conceito de sustentabilidade.
O que é e qual a importância da Sustentabilidade Ambiental?
A Sustentabilidade Ambiental se apoia no uso consciente dos recursos naturais, com o propósito de preservá-los para o futuro. Desse modo, a sua principal meta se baseia na difusão de práticas que não são nocivas ao meio ambiente.
Esse é o aspecto mais lembrado quando se fala de sustentabilidade. A sustentabilidade ambiental diz respeito à forma como nós, seres humanos, fazemos uso de todos os bens e recursos naturais disponíveis no planeta para suprir as nossas necessidades, mas sem que isso atrapalhe o fornecimento desses mesmos bens e recursos para as gerações que ainda estão por vir. Ou seja, atuar de forma sustentável para o meio ambiente significa utilizar e, ao mesmo tempo, cuidar para que não falte ao próximo.
A importância da sustentabilidade ambiental é medida pelo quão importante é o meio ambiente na vida do homem. Sem os recursos naturais, que incluem água, o oxigênio, minérios, solo, a energia e calor do sol, as florestas, os animais, o homem não pode viver. E por isso podemos medir a essencialidade de manter esses recursos de maneira sustentável.
Benefícios
Melhora da qualidade de vida;
Preservação da biodiversidade e dos recursos naturais;
Diminuição dos desastres ambientais;
Adoção de hábitos mais saudáveis e conscientes;
Empresas mais responsáveis socialmente;
Redução da desigualdade social e de todas as formas de preconceito;
Segurança alimentar;
Melhora da economia devido à ecoeficiência.
Olhar para as próximas gerações
As ações sustentáveis de hoje permitem que as próximas gerações possam viver em um mundo mais equilibrado, onde as empresas e as pessoas consigam evoluir sem causar tantos danos aos ecossistemas e sem prejudicar o futuro do planeta, dos nossos filhos e netos.
Existem exemplos de ações para sustentabilidade individual, comunitária e global, como:
Economizar água (individual);
Reduzir o uso de sacolas plásticas (individual);
Reciclagem (individual e comunitária);
Implantar um sistema de esgoto na comunidade (comunitária);
Garantia de alimentação a longo prazo (global);
Preservação da biodiversidade e dos ecossistemas (global);
Diminuição do consumo de energia (global);
Criação de áreas protegidas (global).
Um fator importante para isso acontecer seria a educação ambiental, tema que tem sido falado cada vez mais nas mídias e escolas, ensinando principalmente, para os jovens, que estamos inseridos no meio ambiente, dependemos dos recursos para viver e esses recursos não são eternos. Dessa forma, práticas sustentáveis são essenciais para o futuro da humanidade.
Gostou do artigo? Acompanhe a gente se inscrevendo no nosso blog através do botão "Login/Registre-se".
Comments